Acessibilidade:

Transparência

Mostra Piauí, Aqui tem SUS: municípios apresentam experiências exitosas das Redes de Saúde

Saúde - 19 de Maio de 2022 - 21:35:15

...

No Seminário Estadual Estratégias de Fortalecimento do SUS, realizado durante toda esta terça-feira (17), pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), participaram Secretários Municipais de Saúde de 146 cidades do Piauí, aconteceu também da 7ª Mostra Piauí, Aqui tem SUS. O objetivo da Mostra foi apresentar experiências exitosas realizadas nos diversos serviços de saúde do SUS nos municípios do Estado. Os melhores trabalhos foram selecionados pela banca avaliadora e serão apresentados no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontecerá em Campo Grande (MS), em julho. Ao todo, 103 trabalhos foram inscritos na Mostra. Os três primeiros colocados foram os municípios de Teresina, Arraial e Santo Inácio do Piauí.

Confira a aqui o Resultado Final da  7ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS

Amanda Pinheiro, Assessora Técnica do Cosems-PI e Coordenadora da Mostra, ressalta o alto nível dos projetos apresentados. “A cada ano, somos surpreendidos com a qualidade das ações que os municípios vêm desenvolvendo em suas regiões no atendimento à população. Ficamos felizes com esse momento rico e que traz a oportunidade de intercâmbio entre os municípios ao compartilharem suas ações e estratégias, assim como suas dificuldades”, avalia. “O Cosems defende que tudo aquilo que é bom e dá certo deve ser multiplicado. Queremos dar visibilidade ao que os profissionais fazem e que, muitas vezes, não têm a propagação desejada”, acrescentou.

Apresentação de experiências exitosas na 7ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS

A fisioterapeuta Dayane Campos de Sousa é a autora do projeto que alcançou a terceira posição, “Reabilitação no pós-Covid 19 no município de Santo Inácio do Piauí”, inscrito pela Secretaria Municipal de Saúde de Santo Inácio do Piauí na Mostra. “O sentimento que a gente tem ao atuar nessas ações é de gratidão. Apresentando nosso projeto, incentivamos outros municípios. Além disso, estar aqui na Mostra é uma oportunidade de conhecer as outras ações exitosas”, declarou.

A Secretária Municipal de Saúde de Santo Inácio, Bruna Lara, acompanhou as apresentações da equipe do município. “É muito importante a gente estar trazendo três trabalhos. Temos muito orgulho do que foi feito e esta é uma forma de mostrar para os outros municípios o que deu certo em nossa cidade e que poderá também dar certo em seus municípios”, pontuou.

Auridene Moreira, presidente do Cosems-PI, parabenizou os participantes da Mostra. “Parabenizamos a todos pelas ações apresentadas. Acreditamos que cada gestor que aqui esteve volta para seu município com mais conhecimento e capacitação para que as ações de saúde possam ser reforçadas, possibilitando, assim, chegarmos ao objetivo maior, que é o fortalecimento da saúde pública no nosso estado”, finalizou a Presidente.

Confira a lista de todos os selecionados:
– 1º Informação em Saúde: Estratégia de Gestão em Teresina, por Andréia Alves de Sena Silva, de Teresina;
– 2º Relato de caso: humanizado , promovendo e semeando o amor do pré-natal odontológico, por Scarlletti Ohanna Alencar Pereira, de Arraial;
– 3º Reabilitação no pós-covid 19 no município de Santo Inácio do Piauí, por Dayane Campos de Sousa, de Santo Inácio do Piauí;
– 4º Enfrentamento às drogas em um município do Piauí: Um relato de experiência, por João Kelson de Araújo da Silva, de Juazeiro do Piauí;
– 5º A facilidade do acesso das gestantes à equipe saúde da família pelo aplicativo whatsapp, por Layla Riane Vieira de Sousa, de Santo Inácio do Piauí;
– 6º Implantação da logística reversa de resíduos de medicamentos no município de Oeiras, no Piauí, por Ellen Nara Moura, de Oeiras;
– 7º Exemplo da planificação na cidade de Floriano: Oportunidades e desafios, por Meyrilene Ferreira dos Santos, de Floriano;
– 8º Mundo azul: acolher para entender! Grupo de apoio a profissionais, cuidadores e pessoas autistas, por Eleale Leal Martins, de Água Branca;
– 9º Cuidado ampliado à saúde do homem na APS de Teresina: O ambulatório masculino da UBS Codipi, por Lívia Maria Mello Viana, de Teresina
– 10º Atuação Interprofissional na perspectiva de minimizar a judicialização na garantia de medicamentos, por Raquel Alves Ribeiro, de Miguel Alves.