Educação Municipal de Santo Inácio do Piauí é destaque na nota do IOEB

Data de Publicação: 29/03/2024

O município de Santo Inácio do Piauí, que tem se destacado a nível estadual com ótimos resultados na saúde e educação, está mais uma vez no top 10 do Estado do Piauí e no 2º lugar da 8ª GRE no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - IOEB 2023.

A nota foi divulgada nessa quinta (28) de março. Com nota 5,1 Santo Inácio supera a média estadual que foi de 4,8 e alcança a média nacional de 5,1 no IOEB, que analisa as oportunidades educacionais oferecidas para crianças e jovens da educação básica do município.

O que é IOEB?  É um índice complementar que agrega informações sobre as oportunidades educacionais oferecidas para todas as crianças e jovens em um Município ou Estado. Ao fazer isso, identifica o quanto cada Cidade ou Estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem.

Enquanto o IDEB está focado nas escolas e captura apenas os alunos que participam de alguma rede de educação, o IOEB usa o Estado e/ou Município como unidade de análise e captura os alunos de todas as redes e também aquelas crianças em idade escolar que estão fora da escola.

Para o Secretário Municipal de Educação, Cláudio Leal, o momento é de celebrar a nota e mostrar resultados, “Nós temos cada vez mais investido na qualificação dos nossos professores. Essa nota mostra que a semente plantada nasceu e está dando frutos, estamos no caminho certo e queremos melhorar cada dia mais a nossa educação. Uma educação de qualidade traz resultados, e é isso que estamos colhendo, bons resultados como essa nota do IOEB”, disse o Secretário.