SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
Equipe Volante

O que é?

Equipe Volante consiste em uma equipe adicional que integra um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento, com objetivo de prestar serviços no território de abrangência do referido CRAS, para famílias referenciadas a este CRAS. Essas famílias vivem em locais de difícil acesso, distantes desta unidade física, ou estão dispersas no território. A equipe volante é responsável por realizar a busca ativa destas famílias, desenvolverem o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas, desde que respeitem seus objetivos. A Equipe Volante é ainda responsável por incluir as famílias no Cadastro Único, realizar encaminhamentos necessários para acesso a renda, para serviços da Proteção Especial e para serviços de outros setores, sempre que couber. Conforme a Tipificação de Serviços Socioassistenciais o atendimento às famílias residentes em territórios de baixa densidade demográfica, com espalhamento ou dispersão populacional (áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, dentre outros), no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, pode ser realizado por meio de Equipes Volantes. A Equipe Volante de Santo Inácio do Piauí é composta por 02 (dois) técnicos de nível superior (sendo 1(um) assistente social e 1(um) psicóloga) e 01 (um) técnico de nível médio. As atribuições da Equipe Volante: A execução de serviços e ações por meio da Equipe terá como uma de suas principais funções, a busca ativa, com prioridade para as famílias em extrema pobreza; o que deverá contribuir para o alcance das seguranças afiançadas pela Política Nacional de Assistência Social.

Etapas para a realização deste serviço

Visitas constantes

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato

Requisitos

Famílias residentes em territórios de baixa densidade demográfica, com espalhamento ou dispersão populacional (áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, dentre outros), no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

Formas de Atendimento

Presencial e visita domiciliar

Regularidade da Oferta

atende três vezes na semana

Taxa / Tarifa

não são cobrados taxas

Documentos

CPF, RG e comprovante de residencia

Formas de Prestação de Serviços

presencial e visitas

Informações de Acesso

Presencial

Metodologia Utilizada

reuniões, palestras, conversas individuais e outros

Locais de prestação do serviço

na zona rural e na sede do município

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

não tendo demanda o atendimento é imediato

Padrão de qualidade esperada

Excelente

agendamento

Datas dos encontros com a equipe volante

Entidade/Órgão Responsável

Secretaria Municipal Assistência Social

Endereço: Praça Aurino Luiz- Santo Inácio do Piauí
Setor Responsável: Secretaria Municipal de Assistência Social
Horário de Atendimento: 08:00 às 13:00

Avaliar Serviço