Secretária de saúde Bruna Lara participa de Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

O encontro foi um momento de troca de experiências e informações

Data de Publicação: 05/07/2019

Aconteceu nos dias 2 a 5 de julho de 2019, o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento foi realizado no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília.

Com o tema "Diálogos no Cotidiano do SUS", o Congresso do CONASEMS promoveu o encontro de mais de cinco mil congressistas, dentre eles, gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades.

O encontro foi um momento de troca de experiências e informações, que impactam diretamente no fortalecimento do SUS. Durante o evento, foi promovida a 16ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS", com apresentação de 500 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo em todas as regiões do país.

O XXXV Congresso CONASEMS também acolheu o encontro Nacional do Projeto AEDES na Mira, de iniciativa do CONASEMS e desenvolvimento em conjunto com entidades parceiras, que tem como objetivo a implementação de estratégias de prevenção das arboviroses e do manejo do mosquito Aedes aegypt e suas consequências, com foco na capacitação de gestores e técnicos da saúde.

O evento contou ainda com a tradicional "Feira Brasil aqui tem SUS", onde instituições e empresas públicas e privadas expuseram e divulgaram suas experiências, produtos, serviços, tecnologias e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos. Nessa edição do congresso, a feira teve uma livraria para divulgar publicações temáticas e espaços destinados a divulgar e apoiar os projetos de iniciativa do CONASEMS, como: Fortalecimento da Integração da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, Especialização em Direito Sanitário com foco na Judicialização, Aedes na Mira e Estratégia Apoiadora Regional.

A secretária municipal de saúde de Santo Inácio do Piauí, Bruna Lara, participou de toda a programação realizada na Capital Federal e falou da importância do congresso, “foi um momento único e de muito conhecimento. Durante esses dias de congresso, foram muitas as informações e aprendizagens. Espero por em prática em nosso município muito do que foi visto no congresso. Só temos a crescer com novos conhecimentos”, disse a secretária.