Mulheres participam de palestra sobre prevenção do câncer do colo do útero

O evento foi o último a ser realizado no município, devido ao decreto publicado pelo prefeito que suspende eventos com aglomerados de pessoas em ambiente fechado em prevenção ao COVID-19.

Data de Publicação: 17/03/2020

A secretaria municipal de saúde de Santo Inácio do Piauí, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, (NASF), realizou uma palestra, sobre o março Lilás. Uma campanha que busca conscientizar as mulheres sobre os riscos do câncer do colo do útero.

Março é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Além destas palestras sobre o câncer, o evento também marcou o dia internacional da mulher. As palestras foram proferidas pela enfermeira Layla e pelo psicólogo Walter Sobrinho. Várias mulheres participaram do evento, que foi realizado na Câmara de vereadores, nesta terça-feira (17).

Para a secretária de saúde do município, Bruna Lara, o momento é de alerta, mas era necessário a realização deste evento, momento oportuno para falar sobre a prevenção contra o coronavírus, “ sabemos que temos um decreto em vigor, mas aproveitamos o momento para falar também sobre este vírus que está assombrando o mundo todo, certo que o foco principal era o combate ao câncer do colo do útero e o dia internacional da mulher. Estamos atentos a todas as prevenções e os cuidados que todos devemos ter, não somente nesse momento de pandemia, o nosso olhar em todas sentidos de prevenções”, disse a secretária.