Padre Francisco Barbosa é empossado como pároco em Santo Inácio

Novo pároco padre Barbosa recebeu a provisão de novo pároco, para o período de seis anos na paróquia Santo Inácio de Loyola.

Data de Publicação: 19/11/2018

Foi realizada na noite deste domingo (18), a missa solene de posse do novo pároco da paróquia de Santo Inácio de Loyola, em Santo Inácio do Piauí. A missa foi presidida pelo bispo diocesano de Oeiras, Dom. Edilson Soares.

Centenas de fiéis participaram da missa solene de posse do novo pároco. Padre Barbosa recebeu a provisão de novo pároco, para o período de seis anos na paróquia Santo Inácio de Loyola.

A paróquia é formada por dois municípios, as cidades de Santo Inácio do Piauí, sede da paróquia e a cidade de Floresta do Piauí. O anúncio da chega do novo padre ocorreu ainda no mês de setembro deste ano. Conforme Dom Edilson Nobre, a decisão foi tomada depois de ouvir o parecer do Colégio dos Consultores, considerando também as prescrições do Cânon 522 do Código de Direito Canônico e da Legislação Complementar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estabelece o período que um pároco possa estar à frente das atividades pastorais e administrativas de uma Paróquia.

No início da missa, Pe. Juvenal leu o decreto de nomeação do Pe. Barbosa, onde especifica o período que o padre permanecerá na paróquia, logo após a leitura, Pe. Barbosa assinou o decreto, firmando-se como novo pároco. No decorrer da missa, Dom. Edilson entregou ao padre as chaves da igreja, a chave do sacrário, levou o padre a pia batismal e ao confessionário.

O Pe. Francisco de Assis Barbosa é o terceiro pároco da paróquia e o quarto a residir no município. Em suas palavras como novo pároco, o novo padre agradeceu a acolhida pelos paroquianos. Pe. Barbosa disse aos presentes que podem contar com o padre a qualquer hora e que o povo não tenha medo de o procurarem, “digo ao povo que podem contar comigo, sintam-se a vontade para convidar o padre para visitá-los. Não sou melhor que o outro padre ou me sinto o melhor, mas mim sinto responsável não só pela vida paroquial, mas pelo o que é o dia a dia da cidade.” Disse o padre.

Padre Barbosa pediu aos fiéis que quando quiser falar alguma coisa com ele, que o procurem, que evitem o envio de recado, “quando alguém quiser falar alguma coisa, fale para o padre, evitem mandarem recado, o recado às vezes atrapalha e acaba chegando de outra forma até o padre, então quando quiserem dizer alguma coisa podem procurar o padre”, falou Pe. Barbosa.

Além das autoridades locais, participaram da posse, o Pe. Juvenal da paróquia de Santo Antônio em Colônia do Piauí, caravanas da cidade de Socorro do Piauí, cidade onde Pe. Barbosa estava residindo, caravana da cidade de Floresta do Piauí e caravana da cidade de Simplício Mendes.

Ao final da missa o novo padre recebeu os abraços de bem-vindo, logo em seguida foi servido um lanche para todos os que estavam presente na missa.